Em menos de uma semana, o formulário do "Tem Conserto?" recebeu oito reclamações sobre problemas na rede de esgoto de Santa Maria. Os relatos são referentes a sete bairros da cidade, e trazem situações de incômodo dos moradores e de quem passa pelos locais.
Problema na rede de esgoto afeta seis bairros de Santa Maria
Na Rua Padre Manoel da Nóbrega, no bairro Divina Providência, onde foram realizadas obras do PAC, no intuito de aumentar o escoamento da água das chuvas, a situação só piorou. De acordo com o servidor público Rafael de Almeida Ramos, o sistema de escoamento da água da chuva foi ligado ao esgoto cloacal, não dando vazão em dias de chuva e chegando ao extremo da água voltar para o interior das residências.
Vazamentos de esgoto causam problemas em seis bairros de Santa Maria
Diversas casas são invadidas pela água da chuva misturada com esgoto. Esse problema é de conhecimento público e até hoje não foi resolvido. O problema persiste há uns seis ou sete anos. Foi feita obra de saneamento, mas a tubulação instalada é muito pequena, fazendo com que ocorra alagamento da rua e o esgoto entre nas casas relata Ramos.
Confira a página especial do "Tem Conserto?"
Ele explica que, na casa onde reside, decidiu erguer um muro mais alto, para que o esgoto não entrasse no pátio. Entretanto, o servidor público explica que, na casa ao lado, os moradores tiveram de se mudar, porque haviam perdido tudo o que tinham, devido à entrada do esgoto no local.
Leia todas as notícias do "Tem Conserto?"
Já fiz reclamação na prefeitura e na Corsan. A Corsan disse que se trata de um esgoto pluvial, e a prefeitura diz que vai olhar, porque seria um bueiro entupido, mas nunca consertam. A questão é que não é um bueiro entupido, e sim uma tubulação mal feita.
Ainda sobre o problema nas proximidades das obras do PAC, o morador da Vila Oliveira, Orides dos Santos Oliveira, conta que a situação está precária. Ele relata o mesmo que Ramos, alegando que os problemas ficaram piores por conta de uma tubulação mal feita.
Foram abertos muitos pedidos para Secretaria de Obras para desentupir os canos e ainda não tivemos retorno. Entramos em contato com a Secretaria de Saúde para informar a respeito da água parada, que fica juntado larvas de mosquito e também não tivemos retorno. Fomos na prefeitura e nada. Essa situação já é antiga e nada é resolvido lamenta Oliveira.
Além desses dois casos, outros moradores também utilizaram o formulário do "Tem Conserto?" para relatar os problemas na rede de esgoto das ruas em que residem. Abaixo, a lista com os locais dos problemas:
Rua José Gabriel de Moraes Brenner, bairro Tancredo Neves
Rua Venâncio Aires, Centro
Rua Alcides Roth, bairro Juscelino Kubitschek
Rua Pedro de Oliveira, esquina com a Travessa Celeste Beltrame, bairro Km 3
Rua dos Andradas, Centro
Rua 11 de Julho, bairro Camobi
Rua Lupicínio Rodrigue"